CNME




A CNME
A CNME é uma entidade que coordenara as ações da Convenção Batista Missionária Brasileira no serviço de abertura de novas frentes missionárias nacionais e internacionais, cruzadas evangelísticas das igrejas, comemoração alusiva ao Dia da bíblia. Abertura de novas igrejas segundo orientação do conselho observando o regimento interno da CBMB.

MISSÃO
O cumprimento do imperativo de Deus dado à Igreja, de proclamar com fidelidade o Evangelho a todas as nações, de modo contextualizado, pela persuasão e vivência por todos os meios possíveis, estabelecendo igrejas locais, para a Glória de Deus.




Coordenador Nacional de Missões: Pr. Adailson Velasques
Secretária: Adenise Reis
Tesoureiro: Flávio Santos

PROMOTORES DAS REGIONAIS

1ª 2ª 3ª Regional: Edilene da Hora
5ª: Adalton Nicácio
6ª: Cristovam Leonardo
8ª: Pr. Dorival
9ª: Pr. Justiniano Tiago


Conforme aprovação do conselho, em reunião realizada no dia 07/01/2006 na Convenção Batista Missionária do Brasil, ficou decidido e registrado em ata, que a partir desta data só serão emitidas credenciais da CNME para missionários mediante o cumprimento dos seguintes requisitos:

1. Ter feito o curso de Missiologia da Coordenadoria Nacional de Educação Ministerial da CBMB ou outro mediante apresentação de histórico e diploma.

2. Estar disponível para ser enviado ao campo pela CBMB, ou Igreja quando assim for convocado.

3. A Igreja a qual congrega deve estar em plena fidelidade com a CBMB no que diz respeito ao Plano Cooperativo (dízimo dos dízimos), Alvo de Missões (oferta missionária) e com a OME (Ordem de Ministros Evangélicos).

4. A credencial só será emitida pela CNME após o ato consagratório do (a) Missionário (a) solicitado previamente pela Igreja do mesmo. Isso não impede que ele (a) venha ser consagrado (a) pela igreja e receba da mesma uma credencial como missionário(a) local.



CAMPANHA NACIONAL DE MISSÕES 2011

INTRODUÇÃO
 
A CBMB – Convenção Batista Missionária do Brasil junto à sua CNME – Coordenação Nacional de Missões e Evangelismo, realiza todos os anos a Campanha Nacional de Missões. O objetivo é despertar nas igrejas filiadas à nossa Convenção a paixão pela obra missionária de tal forma que, cada vez mais, tenham participação efetiva, através da intercessão missionária, do Alvo de Missões, do Proam e do envio de vocacionados para os campos. A oferta levantada durante a Campanha Nacional de Missões 2011 será destinada para o desenvolvimento e crescimento do trabalho missionário em nosso estado e no país.

DESENVOLVIMENTO PADRÃO
A Campanha Missionária nas Igrejas de nossa CBMB funcionam da seguinte forma:

As Igrejas recebem o Cartaz da Campanha Missionária com seu respectivo alvo bimestral.
Cada Membro da Igreja contribui no mínimo com R$ 1,00 (um real) para o alvo.
A liderança missionária da Igreja tem o papel importante de mobilizar a Igreja para que ela não somente alcance o alvo missionário, mas consiga ultrapassa-lo.
Essas ofertas serão enviadas bimestralmente para a CNME (Coordenação Nacional de Missões e Evangelismo) onde serão usadas para o desenvolvimento da obra missionária.

 
ORIENTAÇÕES AOS LÍDERES DE MISSÕES

1. ORE PELA CAMPANHA: Antes de planejar a Campanha Nacional de Missões, ore para que Deus o ilumine, a fim de que você possa ser usado por Ele para atingir o objetivo da Campanha. Não trabalhe sozinho – Procure pessoas da sua igreja que se interessam por missões e que possam ajudá-lo em seu trabalho (planejando e executando a Campanha). Forme uma equipe de apoio, que deverá participar das reuniões de planejamento e avaliação e estar bem informada sobre o que vai acontecer. Saiba que durante a Campanha Deus vai tocar sua igreja e ela sentirá um desejo muito ardente de fazer parte da obra missionária. Interceda também pelas pessoas que poderão ajudar na execução da campanha.

2. PLANEJE A CAMPANHA: Reúna-se com a sua equipe e defina as datas de início e encerramento da Campanha. Discuta as várias possibilidades de atividades missionárias para realizar durante a Campanha com a igreja, de maneira que cada membro se sinta envolvido e motivado a participar. Motive todos os ministérios da igreja a se envolverem na campanha. Se necessário, ofereça outras sugestões para que sua igreja se envolva de forma a produzir grande impacto.

3. EXECUTE A CAMPANHA: A cada dois meses devem ser arrecadados o alvo missionário, para isso reserve sempre o ultimo domingo de cada mês para falar sobre missões nas diversas atividades da igreja. Converse com o pastor sobre a possibilidade dos diversos ministérios da igreja participarem dos cultos, das atividades da igreja, durante o mês da campanha, apresentando atividades missionárias. Separe momentos de intercessão missionária durante as atividades. Se possível, recite em todas as atividades da igreja o tema e a divisa oficial da campanha. Decore a igreja com cartazes e faixas relacionados ao campo na Bahia e Brasil. Use a sua criatividade e, assim, glorifique a Deus. Logo a seguir, teremos algumas sugestões para inspirá-lo.

4. AVALIE A CAMPANHA: Depois de finalizada a Campanha, reúna a equipe que se envolveu, reveja os objetivos e compare os resultados. Examine se o objetivo foi atingido, o que precisa ser melhorado, se o material foi suficiente, quais os pontos fortes e pontos fracos da Campanha, etc. Após fazer isso, envie para a CNME - CBMB um relatório a respeito de sua experiência, com fotos e testemunhos da campanha para que publiquemos no site da CBMB.

 
SUGESTÕES E PRÁTICAS DE ATIVIDADES
Prepare a igreja para a campanha desde o mês de antecedente, através de avisos impressos no boletim, nos cultos e em todas as atividades da igreja com notícias de motivação e incentivo ao envolvimento de cada membro.
Estimule o alvo a ser atingido pela sua igreja e, depois, crie cartazes, faixas, banners e espalhe em todas as dependências da igreja. Eles deverão informar:
1.    O tema da campanha;
2.    Os campos missionários;
3.    O valor do alvo da oferta missionária da Igreja;
4.    Depois de estipulado o alvo da igreja, divida esse alvo entre todos os departamentos ou ministérios. Assim, todos irão se envolver para atingi-lo.
5.    Separe envelopes especiais para a oferta missionária da Campanha 2009, se possível, personalizados.
6.    Divulgue semanalmente, no boletim, em cartazes, nos avisos ou em outros meios, o valor arrecadado em cada departamento ou ministério, e compare com o alvo estipulado. Assim, todos visualizarão os resultados e se sentirão cada vez mais motivados a participar e contribuir.
7.    Confeccione o mapa do Brasil, destacando o campo missionário da CBMB, e coloque-o em um lugar bem visível. Este mapa também poderá ser utilizado no culto de abertura e encerramento da Campanha.
8.    Proporcione durante os cultos dominicais, as atividades semanais e a Escola Dominical um Momento Missionário – "MM". Esse "MM" é um espaço para recitar o tema e o lema da Campanha e para falar sobre missões. Ele deve ser breve e objetivo, a fim de que as pessoas gravem a notícia transmitida.

SUGESTÕES PARA O "MM":
1. Oferecer oportunidades para que os departamentos da Igreja tenham participação através de atividades missionárias que estão desenvolvendo; apresentações de corais ou conjuntos musicais de todas as idades, entoando canções com letras que falam de missões, encenações com mensagens missionárias, coreografia litúrgica baseados no tema da campanha;

2. Ler as cartas de missionários que estão nos campos de nossa CBMB (para isso, manter um contato prévio) com a CNME.

3. Explicar o porquê da Campanha de Missões e qual o objetivo;

4. Orar pela obra missionária na CBMB, na Bahia, no Brasil e no Mundo e pelos nossos missionários;

5. Realizar a "Cantina Missionária", com o objetivo de arrecadar fundos para atingir o alvo da oferta.

6. Durante o mês da Campanha, crie reuniões de intercessão missionária; relógio de oração missionário; adoção de uma família missionária para interceder e manter contato.

7. Separe momentos para evangelização nas ruas, praças, escolas, lares para idosos, etc.


8. Se possível, realize ou programe uma viagem missionária a um dos campos da CBMB.


Caro Pastor e Líder de Missões, motivem sua igreja a participar com entusiasmo! Com certeza, o amor missionário brotará cada vez mais no coração dos crentes e, assim, estarão cumprindo a missão que nosso Senhor Jesus Cristo nos deixou.


No amor de Cristo,
CBMB - CNME



PLANTAR: Introduzir na terra para aí enraizar, realizar a semeadura de algo; semear, cultivar. Fazer plantação em um lugar ou local, preparar o local para a plantação; fincar, incentivar o desenvolvimento de algo; propagar, disseminar; implantar. Empreender o estabelecimento ou fundação de; fundar, instituir, edificar, fixar, estabelecer, assentar, fazer nascer.

IGREJA: Igreja local é uma comunidade de cristãos, salvos por Jesus Cristo, regenerados pelo poder do Espírito Santo, batizados, com identidade própria, que se reúnem em um determinado lugar para cultuar e louvar a Deus, estudar a Bíblia, desenvolver a comunhão cristã e promover a proclamação da mensagem de salvação a outras pessoas dentro ou fora de sua comunidade, região ou país em obediência à ordem de Cristo.

O projeto Plantando Igrejas da CBMB é uma estruturação regionalizada a partir de municípios vizinhos de menor população em relação à sede regional. A partir de cada regional são enviados Missionários devidamente preparados a fim de plantarem novas frentes de trabalho em cidades circunvizinhas onde ainda não existem trabalhos da CBMB. Quando iniciamos este trabalho de plantação de uma igreja estamos considerando as oportunidades que Deus abre para colocar os olhos num grupo específico de pessoas que não sabem discernir entre a mão direita e a mão esquerda (Jonas 4.11), que estão presos nas superstições espirituais, e em conceitos alienados de Deus e que poderão ser alcançados por meio desta nova comunidade e pelo testemunho do vibrante Evangelho desta nova igreja que nasce no coração de Deus e consequentemente nos nossos. Novas igrejas são mais eficientes no alcance dos perdidos, devemos considerar isto ao desejar plantar uma nova igreja. Elas criam oportunidades para que os perdidos sejam alcançados, nutridos e enviados. McGravan, um dos escritores contemporâneos mais respeitados sobre a questão do crescimento da igreja afirma que os servos de Deus devem "conceber um plano inteligente para a implantação de igrejas, que se encaixe em sua população, que seja similar a planos que multiplicaram igrejas em outras populações semelhantes e que possa ser desenvolvido com os recursos que Deus colocou em suas mãos".

O chamado para plantação de igrejas pode é uma estratégia que Deus coloca em nossos corações e que nos faz consumir com tal pensamento. Por isto, é necessário que o fogo de Deus acenda mais fortemente em nossos corações. Que sejamos consumidos por tal idéia.

Plantar igrejas é a melhor maneira de cumprirmos a grande comissão de Jesus, de fazermos novos discípulos e de promovermos um crescimento saudável na Igreja brasileira. Quando pregamos as Boas Novas de Jesus nos tornamos instrumentos de Deus para a transformação de pessoas, e quando plantamos igrejas nos tornamos instrumentos de Deus para a transformação da sociedade em que vivemos.

VIABILIZAÇÃO DO PROJETO
Para ser efetivado, o PROJETO PALNTAR IGREJAS depende de 03 tipos de recursos para sua viabilização:

1. RECURSOS DE ORDEM ESPIRITUAL
Visão e orientação específica de Deus para o inicio e desenvolvimento do trabalho prático. Intercessão, vida de oração e jejum são imprescindíveis para a atuação deste projeto.

2. RECURSOS DE ORDEM HUMANA
Homens e mulheres, vocacionados por Deus e treinados para a obra específica de levar a mensagem do evangelho a outras pessoas abrindo novas frentes missionárias, através dos vários meios e práticas de proclamação da mensagem divina, através do envolvimento pessoal na realização do Projeto Plantar Igrejas. Estes serão escolhidos pela liderança da regional juntamente com a promotoria de missões incluindo-os no rol de missionários adotados.

3. RECURSOS DE ORDEM FINANCEIRA
O projeto é viabilizado através de parcerias com as Igrejas, contando com recursos do Proam, Oferta de Missões e Dízimo dos dízimos.


CONCLUSÃO
Concluímos afirmando que plantar igrejas é a melhor maneira de cumprirmos a grande comissão de Jesus, de fazermos novos discípulos e de promovermos um crescimento saudável em nossa Convenção e na Igreja brasileira. Quando pregamos as Boas Novas de Cristo nos tornamos canais de Deus para a transformação de pessoas, e quando plantamos igrejas nos tornamos canais de Deus para a transformação da sociedade em que vivemos.



QUEM É O PROMOTOR DE MISSÕES DE UMA REGIONAL?
O Promotor de Missões é alguém a quem Deus chamou para uma tarefa muito especial, que é ajudar as igrejas de sua regional a desenvolverem sua consciência missionária, despertando-as para os desafios da evangelização do mundo. O Promotor é o elo entre as igrejas ou congregações locais e a CBMB. Sua atuação deve ser efetiva, contribuindo assim para que as Igrejas estejam sempre cooperando e atuando na obra de missões. O Promotor de Missões de uma Regional será escolhido pela liderança da Regional em parceria com a CNME. Este (a) administrará as arrecadações e o depósito dessas ofertas nas contas dos missionários enviados pelas igrejas de sua regional. 10% das ofertas arrecadadas pelo PROAM ficarão com a Promotoria de Missões desta, para manutenção do trabalho. Os Promotores enviarão mensalmente um relatório de todas as atividades para a CNME que supervisionará o trabalho realizado pelos Promotores nas regionais.

PERFIL DO PROMOTOR
·         Ter convicção de sua salvação;
·         Sentir-se chamado por Deus para o trabalho de Promotor de Missões;
·         Dar bom testemunho cristão e ser membro ativo de sua igreja. Buscar o preparo espiritual através de um contato íntimo com Deus e Sua Palavra;
·         Estar constantemente interessado nas publicações e notícias sobre as atividades missionárias da CBMB e evangelização do mundo;
·         Estar presente em atividades promovidas pela CBMB e CNME como Encontros, Cursos, Treinamentos e Acampamentos de Promotores,
·         Congressos Missionários, bem como outros eventos relacionados a Missões;
·         Ter visão, iniciativa, comprometimento, autoconfiança, liderança, estar apresentável nas igrejas e comunicar de forma clara para que a mensagem atinja seu objetivo;
·         Ter disponibilidade para falar sobre a obra missionária sempre que lhe for oferecida uma oportunidade;
·         Manter seu cadastro sempre atualizado, facilitando assim a comunicação.
·         Estar em plena comunicação com a CNME da CBMB.


PAPEL DO PROMOTOR DE MISSÕES DE UMA REGIONAL
·         Selecionar vocacionados;
·         Reunir periodicamente os missionários e líderes de missões de uma regional;
·         Viabilizar programas de treinamento junto à Coordenação de Educação Ministerial;
·         Promover palestras, encontros e atividades pertinentes a missões;
·         Definir em oração juntamente com os integrantes selecionados, estratégias para a abertura de novos trabalhos na região com o apoio da CBMB e das Igrejas arroladas a esta regional;
·         Providenciar Consagração dos treinados;
·         Para os que já são consagrados, promover reciclagem;
·         Apresentá-los o Projeto Plantar Igrejas da CBMB;
·         Selecionar os missionários em condições de serem enviados;
·         Enviá-los para o campo.